domingo, 11 de novembro de 2012

Tipos de armazenamento de dados: armazenamento primário e secundário


A unidade computacional mais importante é a CPU, o que requer uma grande quantidade de dados para a execução de várias instruções. Estes dados estão sob a forma de bits e bytes. Estes dados digital binário está armazenado nos dispositivos de armazenamento ou de memória. Inicialmente, todos os dispositivos de armazenamento foram referidos como memória, mas nos dias de hoje, a memória significa que o dispositivo de armazenamento de semicondutores chamado de Random Access Memory, ou memória RAM. Os primeiros computadores usados ​​linhas de atraso, tambores magnéticos, William etc tubos para armazenar dados. Estes dispositivos forneceu uma taxa de acesso extremamente baixo. Mas, com a invenção de transistores, mudanças radicais foram introduzidas nas técnicas de aplicação de memória. Dependendo da capacidade de armazenamento, a taxa de acesso e volatilidade, o armazenamento de dados podem ser divididos em armazenamento principal e de armazenamento secundário.

Armazenamento principal

Armazenamento primário ou memória de acesso aleatório comumente referida é a memória que é acessível directamente para a CPU. A CPU lê constantemente instruções desta memória. A capacidade de memória RAM em termos de armazenamento de dados é menor, mas oferece uma taxa de acesso muito rápido, tornando-se muito caro. Ele oferece latência mínima, portanto, adequado para os bancos de dados do ambiente transacional. Armazenamento primário também é composto de registradores do processador e cache do processador.

Registros * Processador: registradores do processador, localizados dentro da CPU são usados ​​para carregar as instruções para a execução pela CPU. Registros de armazenar dados palavra de tamanho 32 ou 64 bits. Eles são o meio mais rápido de armazenamento de dados. Mas eles são capazes de armazenar dados de uma dimensão muito pequena.

* Cache Processador: cache do processador é a parte da memória RAM e é usado para acelerar as execuções. Ele copia os dados mais utilizados da memória principal e armazena. Quando a CPU precisa o item de dados específico, ele pode simplesmente acessar a memória cache que está localizado perto, em vez de acessar a memória muito mais lento principal.

Embora, armazenamento primário permite acesso mais rápido, é altamente volátil por natureza, o que significa, ele limpa durante a inicialização. Para evitar isso, um programa de arranque pequeno (BIOS) é aplicado. BIOS carrega as instruções de inicialização da memória não-volátil principal e executa-los para arrancar RAM. O problema da volatilidade pode ser evitado utilizando Read Only Memory (ROM). Embora ROM retém as instruções de programa que não permite adicionar ou alterar.

Armazenamento Secundário

O armazenamento secundário é normalmente referido como um disco rígido. É um armazenamento não-volátil e é capaz de armazenar grandes quantidades de dados. "Secundário" O termo refere-se à incapacidade do CPU para acessá-lo diretamente. Os dados na memória secundária é acessada pela CPU através de dispositivos intermediários, como o cache do processador. O computador usa o seu armazenamento secundário através das diversas entrada / saída de canais. Como armazenamento secundário é não-volátil, que é usado para o armazenamento seguro de dados ou desligada. Os dados em memória secundária é organizado em arquivos, diretórios e discos. As unidades são periodicamente formatado para proporcionar a abstração como exigido pelo sistema de arquivos.

Os comumente utilizados dispositivos de armazenamento secundário incluem drives flash, pen drives, cartões perfurados, disquetes, CDs, fitas magnéticas, fitas de papel Zip drives Iomega etc, porém, o armazenamento secundário fornece acesso muito lento, é muito mais barato do que o armazenamento primário e é capaz de armazenar volumes muito maiores de dados.

Sistemas operativos modernos computadores implementar memória virtual para o uso eficiente do espaço disponível na memória principal. Quanto a memória secundária, ainda é um importante meio de armazenar dados e recuperá-lo em tempos de crise....

2 comentários: