sábado, 20 de outubro de 2012

Servidores - Racks, Lâminas e Torres


Ao contrário dos servidores de torre, escritórios que utilizam servidores de rack que tradicionalmente vêm em 1U, 2U, 3U, 4U ou 6U são instalados em racks. Os números que dão nomes aos servidores montados em rack indicar com precisão o número de nós que eles ocupam nos racks. O servidor 1U ocupam uma única 1U baía, os 2U ocupam duas e os 4U ocupam quatro, enquanto um rack de tamanho padrão possui até 42U:

Os servidores em formato de 1U são preferidos pelas empresas para uso em hospedagem e dados, porque eles são muito compacto (apenas 4,4 cm de altura), que permite instalar um grande número de servidores por rack. As principais limitações do formato são as limitações no que diz respeito à ventilação (devido ao pequeno espaço interior), impedindo o uso de processadores com elevado consumo de energia e à necessidade de utilizar refrigeradores e ventiladores especiais, que todos executados a um custo extra. Além dos componentes básicos, o espaço de reposição em geral para instalar 2 ou 4 discos rígidos de 3,5 "(de acordo com a prestação de outros componentes) e uma única placa de expansão, instalada na horizontal, com a ajuda de um riser.

Depois, há os servidores de 2U. Eles usam "normais" as fontes de energia e refrigeradores e, portanto, acabam por ser um pouco mais barato. Quanto maior for o espaço interno torna o formato mais adequado para servidores de 2U com dois ou mais processadores, ou processadores que usam o alto consumo. A altura não é suficiente para instalar placas de expansão na vertical, como em servidores de torre, mas você pode usar um Riser (como no caso de 1U), ou usar cartões de meia altura (as placas menores, que têm a metade da altura das placas normais ).

Finalmente, temos os maiores servidores, que utilizam 3U ou 4U. Existem servidores 6U, mas eles são raros: este formato é normalmente utilizado pelas matrizes de disco e chassis para servidores blade (ver tópico abaixo). Usando um servidor 3U ou maior elimina completamente os problemas com o espaço, permitindo que as placas de expansão para se adaptar na vertical e um grande número de discos rígidos, instaladas nos compartimentos, mas faz com que o servidor a ocupar mais espaço no suporte, o que aumenta o custo para o acolhimento do datacenter, onde você iria pagar uma taxa extra por caneta usada.

Outro formato que está se tornando cada vez mais popular são os servidores blade (lâmina vem da palavra "lâmina", indicando o formato pequeno), uma idéia engenhosa para aumentar ainda mais a densidade dos servidores e permitir o compartilhamento de componentes comuns no datacenter, o poder como suprimentos e discos ópticos.

A ideia é a de que em vez de ter 10 servidores 1U, com 10 fontes (ou 20, se foram utilizadas fontes redundantes), 20 cabos de rede (cada servidor usa tipicamente dois cabos, um para a rede e para a gestão de uma outra ou redundância), bem como cabos de alimentação, cabos utilizados pelo KVM e assim por diante, você pode usar um único chassi, com um número equivalente de servidores blade.

Cada lâmina é um servidor completo com seu processador independente, memória, placa de rede e discos. Seu pequeno tamanho, os servidores blade normalmente usam processadores de baixa potência e discos rígidos de 2,5 ". No início, foi o uso comum de processadores da Transmeta e da VIA, mas eles acabaram sendo quase completamente substituído pela Intel e AMD múltipla núcleos de processadores, que são muito mais rápido, mas ainda relativamente economia. No caso de unidades de disco rígido, os discos de 2.5 "são os favoritos para a prestação de tempos de acesso mais baixos (mas perde em relação à taxa de transferência), além do consumo elétrico.

Pensei que não o sistema todo lâmina são criados iguais. Portanto, se você está planejando para saltar para a campanha de lâmina que você deve encontrar o melhor sistema de lâmina de ajuste para o seu caso. Confira as comparações abaixo que irá ajudá-lo a comparar entre eles:...

Nenhum comentário:

Postar um comentário